Entrar

Documentação Interna

Tributo a John Barrow

Set. 27, 2020

John Barrow morreu no passado dia 26 de Setembro de 2020. Tinha 67 anos, ainda era jovem e produtivo.

Possuia um conhecimento vasto e abrangente de física e matemática. Tinha uma memória prodigiosa. Realizou ótimo e importante trabalho em cosmologia teórica tendo publicado um número enorme de artigos nessa área. Os seus muitos livros em divulgação de ciência são de primeiro nível e um prazer de ler. O seu livro com Tipler, The Anthropic Cosmological Principle, é ao mesmo tempo enciclopédico, didático e extraordinário.

Desde 1999 era professor em Cambridge, o seu doutoramento foi em Oxford em cosmologia orientado por Sciama. Por seu turno, foi orientador de inúmeros alunos de doutoramento, entre os quais José Pedro Mimoso, físico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro da SPRG.

Em 2019. esteve na conferência no Príncipe, From Einstein and Eddington to LIGO: 100 years of gravitational light deflection, organizada pelo CENTRA e pela SPRG, onde proferiu um seminário magnífico com o título 100 years of universes.

A SPRG lamenta esta perda. É um infortúnio que John Barrow não esteja mais por aqui para inspirar com a sua ciência e os seus livros aqueles que trabalham em astrofísica, gravitação e cosmologia.